Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


Riso? Alguém jamais se importa com o riso? digo, rir realmente, além da brincadeira, da caçoada, do ridículo. Rir, satisfação imensa e deliciosa, satisfação completa...
Eu dizia a minha irmã, ou ela me dizia, vem, vamos brincar de rir? Deitávamos uma ao lado da outra numa cama e começávamos. Fingindo, é claro. Risos forçados. Risos ridículos. Risos tão ridículos que nos faziam rir. Então ele vinha, o verdadeiro riso, o riso inteiro, nos levar em sua imensa vaga. Risos explodidos, retomados, sacudidos, desencadeados, risos magníficos, suntuosos e loucos. E ríamos até o infinito do riso de nossos risos... Ah, o riso! Riso de satisfação, satisfação do riso; rir é viver de maneira muito profunda...  O texto foi tirado do livro Parole de Femme escrito por uma das apaixonadas feministas que marcaram com um traço característico o clima de nosso tempo (1974). É um manifesto místico da alegria. Ao desejo sexual do macho, dedicado aos instantes fugazes da ereção, portanto fatalmente associado à violência, ao aniquilamento, ao desaparecimento, a autora opõe, exaltanso-o como seu oposto, o prazer feminino, suave, onipresente, contínuo... Segundo a autora até a morte é um fragmento de alegria, e que só o macho a teme, porque está miseravelmente preso a seu pequeno eu e a seu pequeno poder... No alto, como se fosse a abóbada desse templo da volúpia, explode o riso, transe delicioso da felicidade, auge extremo da alegria. Riso de satisfação, satisfação do riso. Incontestavelmente esse riso está além da brincadeira, da caçoada, do risículo. As duas irmãs deitadas na cama não riem de nada de preciso, o riso delas não tem objeto, é a expressão do ser que se alegra em ser.

É justamente esse riso que riem Michelle e Gabrielle. Elas saem da papelaria, se dão a mãoe, na mão que está livre cada uma balança um pequeno embrulho onde há papel colorido, cola e elásticos.

_ Mme. Raphael vai ficar entusiasmada, você vai ver - diz Gabrielle, e emite sons agudos e descontínuos. Michelle concorda com ela e faz mais ou menos o mesmo barulho.

Texto em itálico: (Annie Leclerc, Parole de Femme, 1976, apud Milan Kundera, O livro do riso e do esquecimento, 1987)

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels